O Compose Multiplatform é uma framework de IU declarativa criada pela JetBrains que permite aos desenvolvedores compartilhar as IUs de seus aplicativos em diferentes plataformas. Ele permite que você reutilize até 100% da sua base de código no Android, iOS, desktop e Web. A framework aproveita os recursos de compartilhamento de código da tecnologia central do Kotlin Multiplatform, que acaba de se tornar Estável em Kotlin 1.9.20.
Comece agora mesmo com o Compose Multiplatform
Esta versão 1.5.10 do Compose Multiplatform oferece suporte para Kotlin 1.9.20, inclui integração simplificada, apresenta um novo portal para documentação e fornece os recursos listados abaixo:
Índice
Com essas melhorias gerais, nunca foi tão fácil adotar o Compose Multiplatform. Este é um ótimo momento para você começar a usar o Compose Multiplatform para desenvolvimento multiplataforma e, se você já é um usuário, essas melhorias tornarão seu trabalho mais eficiente do que nunca.
Mais fácil de começar a usar
Se você está pensando em se aprofundar no Compose Multiplatform e no Kotlin Multiplatform, temos ótimas notícias:
- O Kotlin Multiplatform Web Wizard permite que você crie novos projetos facilmente com apenas alguns cliques. O projeto contém lógica compartilhada e uma IU do Compose Multiplatform para várias plataformas.
- Novos tutoriais de integração estão disponíveis para Android, iOS e desktop. Eles deixarão você a par dos principais conceitos do Kotlin Multiplatform e do Compose Multiplatform.
- A documentação do Compose Multiplatform foi integrada ao portal de desenvolvimento do Kotlin Multiplatform, facilitando e simplificando a localização das informações de que você precisa.
Você também pode se inscrever em nosso webinar sobre como começar a usar o Compose Multiplatform, programado para 28 de novembro.
Novos componentes Material 3 no código comum
Todos os componentes do Compose Material 3 agora estão disponíveis em código comum. Os componentes ModalBottomSheet, ExposedDropdownMenuBox, SearchBar e DockedSearchBar foram adicionados nesta versão, que completa o conjunto de componentes definidos na versão 1.1.2 do Compose Material 3.
É assim que ele aparecerá no desktop:
E é assim que ele aparecerá no iOS e no Android:
Campos de texto aprimorados no iOS
Esta versão apresenta vários aprimoramentos em TextFields no iOS. Um novo modo Fast Delete está disponível, o manuseio de toques duplos e triplos foi aprimorado, a física de rolagem inclui o “efeito elástico” e uma animação de crossfade melhora a interoperabilidade.
- A partir desta versão, quando você pressiona a tecla de retrocesso, um novo modo Fast Delete é ativado após os primeiros 21 caracteres. Nesse modo, cada exclusão remove duas palavras. Isso se alinha ao comportamento padrão do iOS e é o que os usuários esperam.
- A partir desta versão, os toques duplos e triplos em um TextField são sempre manipulados de forma consistente. Um toque duplo sempre selecionará a palavra atual, enquanto um toque triplo sempre selecionará o texto inteiro.
- O Compose Multiplatform 1.5.0 introduziu suporte para o comportamento nativo da rolagem. Esta versão adiciona suporte para sobrerolagem (o “efeito elástico”) em campos de texto grandes. Sua IU do Compose Multiplatform agora fornece a elasticidade que os usuários do iOS esperam.
Animação com crossfade para interoperabilidade com UIKit
Quando seu alvo é o iOS, o Compose Multiplatform permite que você incorpore composables em uma hierarquia de componentes UIKit. Isso permite combinar seus componentes de IU Kotlin com widgets Swift ou Objective-C existentes.
A partir desta versão, ao incorporar composables em uma hierarquia UIKit, uma animação de crossfade é aplicada à tela à medida que a orientação muda. Isso evita que os componentes pareçam temporariamente esticados.
Maior velocidade de compilação
No Kotlin 1.9.20, o cache do compilador e o Compose Multiplatform são compatíveis. Portanto, a partir desta versão, o cache do compilador é ativado automaticamente para aplicativos Compose Multiplatform que usam o compilador Kotlin 1.9.20. A compilação é muito mais rápida para todas as compilações após a inicial.
O armazenamento em cache permanece desabilitado quando você usa o Compose Multiplatform com uma versão anterior do compilador Kotlin. Definir kotlin.native.cacheKind
como none
manualmente faz com que o plug-in do compilador Gradle produza um erro. Portanto, remova-o se estiver presente.
Suporte básico para o compilador K2
Nesta versão, apresentamos suporte parcial para o compiler K2 no Compose Multiplatform. Você pode usar o Compose Compiler e o K2 combinados para criar aplicativos básicos. O suporte total para o K2 está agendado para o próximo lançamento do CMP, portanto, fique atento.
Desempenho de renderização aprimorado no iOS
Nesta versão, melhoramos o desempenho no iOS, eliminando quaisquer instâncias de processamento redundante ou excessivo. Além disso, os comandos a serem executados na GPU para renderização são preparados em um thread separado.
Essas mudanças significam que os aplicativos Compose Multiplatform executados no iOS terão menos frames perdidos. Todos os travamentos ou atrasos causados por frames perdidos serão reduzidos ou removidos.
Novo portal de documentação
O novo portal de desenvolvimento do Kotlin Multiplatform apresenta tutoriais, perguntas frequentes, novos exemplos e outras documentações úteis. Isso significa que é mais fácil do que nunca começar a usar o Compose Multiplatform!
Os tópicos abordados incluem:
Agrupar materiais do Compose Multiplatform com outras documentações multiplataformas, num portal dedicado, os torna mais fáceis de encontrar e consumir. Embora uma parte da documentação permaneça no Compose Multiplatform GitHub, nosso objetivo é transferi-la para o novo portal em breve.
Comece agora mesmo com o Compose Multiplatform
Concluindo
Nunca houve um momento melhor para começar a usar o Compose Multiplatform! Você pode usar os widgets do Compose Material 3 para criar interfaces de usuário bonitas que se comportam de forma consistente no Android, iOS, desktop e Web. Usando o Kotlin Multiplatform Web Wizard, você pode começar a trabalhar em minutos, com os novos tutoriais de integração para orientação à medida que você cria seus primeiros aplicativos Compose Multiplatform.
Esperamos que a criação de aplicativos com o Compose Multiplatform seja uma experiência divertida e gratificante para você. Deixe seu feedback sobre como você está se saindo. Convidamos você a participar da discussão sobre o Kotlin Slack no canal #compose, onde você pode discutir tópicos gerais relacionados ao Compose Multiplatform e ao Jetpack Compose.
O que mais ler e assistir
- Comece agora mesmo com o Compose Multiplatform — tutorial
- Visão geral do Compose Multiplatform
- Compose Multiplatform 1.5.10 – notas de lançamento no GitHub
- Kotlin Multiplatform estável e pronto para produção
- Lançamento do Kotlin 1.9.20
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico