Jetbrains

Boas-vindas ao Fleet com ferramentas do Kotlin Multiplatform

O Kotlin Multiplatform (KMP) é uma tecnologia de código aberto desenvolvida pela JetBrains que permite compartilhar código em várias plataformas e, ao mesmo tempo, manter os benefícios da programação nativa. As plataformas suportadas incluem iOS, Android, desktop e Web, entre outras.

Hoje, estamos lançando uma versão prévia do suporte ao Kotlin Multiplatform no Fleet, que simplifica o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, como um acréscimo ao já amplo suporte para Kotlin no Fleet. Lembre-se de que, se o seu destino for iOS e macOS, você precisará do Xcode.

Comece agora mesmo

Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos.

Simplicidade

Quando você abre um projeto multiplataforma, o Fleet cria automaticamente configurações de execução para as plataformas Android e/ou iOS, conforme declarado no arquivo de build do projeto. Você pode usá-las para executar seu aplicativo em um dispositivo virtual Android ou no simulador iOS.

Ferramentas do Kotlin Multiplatform no Fleet: configurações de execução geradas automaticamente para Android e/ou iOS

Programação em várias linguagens

Como o Fleet é um IDE para várias linguagens, você não precisa mudar para um editor diferente ou comprometer a praticidade ao trabalhar com o código nativo no seu projeto multiplataforma. Ao editar código Swift, você tem a mesma funcionalidade avançada que esperaria no Kotlin e no Java, bem como suporte total para projetos Xcode.

Ferramentas do Kotlin Multiplatform no Fleet: programação em várias linguagens

Navegação pelo código

O Fleet oferece suporte para navegação em várias linguagens entre Swift e Kotlin. Por exemplo, quando você usa a ação Show Usages em uma função Kotlin, todas as invocações do código Swift aparecem nos resultados. Se houver uma única correspondência, o arquivo associado será exibido.

Navegação entre as linguagens Swift e Kotlin

Refatoração

A refatoração no Fleet também é possível em várias linguagens. No exemplo abaixo, se usarmos Rename Refactoring no tipo MainViewController, a refatoração será aplicada aos módulos Kotlin e Swift.

Refatoração entre as linguagens Swift e Kotlin

Depuração

A depuração no Fleet também é possível em várias linguagens. Você pode definir um ponto de interrupção no código Swift, visualizar valores e a pilha de chamadas nesse ambiente, entrar em uma chamada Kotlin e continuar conforme necessário.

Refatoração entre as linguagens Swift e Kotlin

Um único IDE

Como você deve saber ou já experimentou, a criação de aplicativos Kotlin Multiplatform muitas vezes envolve a necessidade de usar vários IDEs combinados. Esse ainda é o caso quando o alvo são os dispositivos móveis, pois o Android Studio e o Xcode são necessários. No entanto, nosso objetivo com o Fleet é fornecer um único IDE no qual você possa desenvolver aplicativos sem precisar trocar de ferramenta (o Xcode ainda precisa ser instalado quando o alvo são dispositivos Apple, mas não é necessário para o trabalho diário).

Modelo de preços

Durante o período da versão prévia, o Fleet, incluindo as ferramentas do Kotlin Multiplatform, permanecerá gratuito. Assim que lançarmos as ferramentas, prevemos que o modelo de preços estará alinhado com o do próprio Fleet. Forneceremos mais informações perto da data de lançamento.

Nosso compromisso com o IntelliJ IDEA e a plataforma IntelliJ

O Fleet usa o mecanismo de processamento de código IntelliJ para Swift e todo o nosso suporte para Kotlin e, consequentemente, continuaremos a fornecer suporte para Kotlin no IntelliJ IDEA e na plataforma IntelliJ (portanto, também no Android Studio). Além disso, temos uma base cada vez maior de desenvolvedores que usam o Kotlin no IntelliJ IDEA e queremos garantir que a inovação e o suporte continuarão nessa plataforma.

Dito isto, o público-alvo do IntelliJ IDEA continuará sendo principalmente os desenvolvedores no lado do servidor com a JVM como alvo. Embora seja possível abrir, navegar e compilar projetos do Kotlin Multiplatform no IntelliJ IDEA e no Android Studio, outros recursos, como configurações de execução específicas da plataforma, recursos do Compose Multiplatform e muitos outros que facilitam o desenvolvimento multiplataforma, terão suporte somente no Fleet.

Como começar

Para começar com o desenvolvimento no Kotlin Multiplatform e experimentar todos os recursos interessantes em que estamos trabalhando, você pode instalar a versão mais recente do Fleet por meio do JetBrains Toolbox App. Também temos um novo Assistente Web online para criar projetos Kotlin Multiplatform.

Não deixe de conferir o tutorial sobre o Fleet para desenvolvimento no Kotlin Multiplatform para obter um guia passo a passo sobre como criar seu primeiro aplicativo. Você também pode dar uma olhada em alguns dos aplicativos de exemplo usando o KMP que preparamos.

Começar

Precisamos do seu feedback

As ferramentas do Kotlin Multiplatform no Fleet ainda estão nos estágios iniciais, então adoraríamos ouvir seu feedback. Diga-nos o que funciona, o que não funciona, o que está faltando e o que você simplesmente não pode ficar sem. Deixe um comentário nesta postagem do nosso blog ou use nosso rastreador de issues. Você também pode compartilhar qualquer feedback que tiver sobre o Kotlin Multiplatform, incluindo as ferramentas, no canal #fleet do Kotlin Slack.

Obrigada!

Artigo original em inglês por:

Luiz Di Bella

Hadi Hariri

Powered by WPeMatico