Hoje estamos empolgados com o lançamento do Kotlin 2.0, com um compilador K2 estável, que foi projetado do zero para ser totalmente multiplataformas, compreende melhor o seu código e o compila duas vezes mais rapidamente.
O Kotlin começou como uma linguagem JVM e rapidamente se tornou popular entre os desenvolvedores, graças à sua concisão e segurança. Também ganhou força rapidamente no lado do servidor, sendo adotado por grandes empresas como AWS, Adobe, Atlassian e Google. O Kotlin também se tornou a linguagem primária no desenvolvimento para Android: 95% dos aplicativos mais importantes para Android contêm código em Kotlin.
Expandimos os limites do Kotlin ainda mais, introduzindo o Kotlin Multiplatform (KMP) e permitindo que você compartilhe código entre o lado do servidor, a Web, o desktop, o iOS e o Android. A popularidade do Kotlin Multiplatform começou a crescer imensamente e essa tecnologia vem tendo uma adoção significativa em empresas importantes, como a Forbes, a Philips, a Square e o McDonald’s. Além disso, o Google já usa o KMP para desenvolver seus próprios aplicativos do Workspace e agora recomenda oficialmente o uso do KMP para compartilhar a lógica de negócios.
A versão 2.0 é a próxima etapa da evolução do Kotlin. Vejamos cada uma delas mais a fundo!
Projetado desde o início para ser multiplataformas
Esta versão introduz o compilador K2, unificando todas as plataformas com suporte no Kotlin. Agora todos os back-ends do compilador compartilham um pipeline unificado e muito da lógica. Isso nos permite implementar a maioria dos recursos, otimizações e correções de bugs de uma só vez para todas as plataformas, aumentando drasticamente a velocidade de desenvolvimento de novos recursos da linguagem. Essa nova arquitetura também permite mais melhorias no tempo de compilação de projetos multiplataformas.
Após implantarmos esse novo compilador, podemos fazer melhorias com alcance além da compilação. Nossa equipe já está trabalhando ativamente na próxima geração do formato de distribuição de bibliotecas do KMP, que incluirá alguns recursos muito aguardados, tais como bibliotecas universais do Kotlin e a possibilidade de desenvolver e publicar bibliotecas do KMP a partir de qualquer host. Isso ajudará a expandir ainda mais o ecossistema do KMP, ao tornar o desenvolvimento de bibliotecas multiplataformas tão simples e direto quanto o desenvolvimento de bibliotecas para a JVM.
O Kotlin 2.0 também fornece suporte próprio a projetos do Compose Multiplatform. O compilador Jetpack Compose, que equipa o Compose Multiplatform, foi incluído no repositório do Kotlin e agora virá junto com este.
Essas atualizações significam que este é o momento perfeito para começar a compartilhar código com o Kotlin Multiplatform.
COMECE A USAR O KOTLIN MULTIPLATFORM
Compilação mais rápida
Graças ao front-end do novo compilador, o Kotlin 2.0 aumenta a velocidade de compilação, potencialmente até dobrando-a. Embora alguns projetos possam ser compilados ainda mais rapidamente, enquanto em outros a compilação possa demorar um pouco mais, no geral estamos observando uma redução significativa nos tempos de compilação de projetos do mundo real, em comparação com as versões anteriores do Kotlin. Saiba mais sobre as melhorias de desempenho no Kotlin 2.0.
Novo modo K2
As melhorias não param na velocidade de compilação. O modo K2 no IntelliJ IDEA, atualmente em alfa, está mostrando resultados promissores. Estamos observando realces de código cerca de 1,8 vezes mais rápidos e um aumento na velocidade de complementação em 1,5 vez na base de código do IntelliJ IDEA Ultimate, e temos o compromisso de melhorar ainda mais esses números. Esperamos que o modo K2 esteja mais estável e ofereça complementação e realce mais rápidos no futuro.
O modo K2 entrará no estágio de beta na versão 2024.2 do IntelliJ IDEA. Ainda temos alguns recursos importantes para entregar no IntelliJ IDEA e planejamos que o modo K2 fique habilitado como padrão até o final de 2024. Experimente-o!
Análise mais inteligente do código e outras novidades
O novo compilador tem um comportamento mais consistente e compreende melhor o seu código, tornando as conversões ainda mais inteligentes. Ele também resolveu muitos problemas que estavam pendentes há muito tempo, tornando o seu código mais robusto. Conheça todos os novos recursos introduzidos no Kotlin 2.0:
Faça a sua migração com confiança
Garantimos uma migração suave para o Kotlin 2.0, testando-o rigorosamente com 40 projetos da JetBrains e da comunidade, abrangendo 10 milhões de linhas de código. Mais de 18.000 desenvolvedores e muitas empresas testaram o compilador K2 em 80.000 projetos do lado do servidor, de Android e multiplataformas, fornecendo-nos um feedback valioso. Graças a esse esforço, o Kotlin 2.0 é o nosso lançamento com a mais alta qualidade até agora, tornando a sua migração segura e confiável.
O futuro do Kotlin
O Kotlin 2.0 abre o caminho para o futuro da linguagem. Com o novo compilador, robusto, rápido e multiplataformas, agora podemos nos concentrar nestas áreas principais do desenvolvimento da linguagem:
- Reconhecimento e desconstrução de dados, com melhorias no nosso poderoso framework de fluxo de dados e em classes de dados.
- Aumento da abstração, com recursos como parâmetros de contexto e backing fields explícitos.
- Código claro e de alto desempenho, com classes de valores e imutabilidade.
- Experiência de autoria de bibliotecas, com melhorias na mecânica de opt-in e no gerenciamento de assinaturas.
Saiba mais sobre esses rumos do desenvolvimento da linguagem em primeira mão com o Projetista-Chefe de Linguagem do Kotlin, Mikhail Zarechenskiy:
O Kotlin 2.0 aumenta significativamente a sua produtividade diária. Ele traz um compilador mais rápido, mais inteligente e mais robusto, além de um suporte ainda melhor a projetos do Kotlin Multiplatform. Como desenvolvedor em Kotlin, você ganha mais do que apenas uma linguagem moderna, concisa e segura. Você também tem acesso a um ecossistema versátil, com frameworks poderosos como o Ktor and Compose Multiplatform. Combinado com os IDEs da JetBrains, o Kotlin 2.0 oferece uma experiência excepcional de desenvolvimento, dando a você condições de criar aplicativos inovadores, eficientes e confiáveis para todas as plataformas. Estamos ansiosos para ver o que você criará agora. Divirta-se!
Leituras adicionais
- Novidades no Kotlin 2.0.0
- Guia de migração para o compilador K2
- The Road to the K2 Compiler
- K2 Compiler Performance Benchmarks and How to Measure Them on Your Projects
- Suporte a Android para o Kotlin Multiplatform compartilhar a lógica de negócios entre as plataformas móvel, de Web, de servidor e de desktop
- O compilador Jetpack Compose está mudando para o repositório do Kotlin
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico