Jetbrains

O YouTrack introduz assistência gratuita à redação através do JetBrains AI

Agora o YouTrack 2024.2 vem com assistência à redação através do JetBrains AI. Todos os clientes com assinaturas ativas das versões de nuvem e servidor podem usar esse recurso gratuitamente para verificar a gramática, ortografia e pontuação automaticamente e acrescentar precisão e verve à sua escrita.

Também adicionamos melhorias com base nas solicitações mais frequentes de equipes que usam várias partes do YouTrack diariamente. No YouTrack Helpdesk, agora você pode criar formulários on-line com campos condicionais, permitindo uma melhor personalização dos tickets dos seus relatores e também que os agentes clonem os tickets para trabalharem com eles em projetos que não sejam de help desk. Além disso, agora os agentes ficarão sabendo quando outros agentes adicionarem comentários. A configuração otimizada de novos projetos e grandes aumentos de desempenho e escalabilidade também estão entre as várias outras melhorias.

Assistência à redação gratuita por IA para todos

Agora a assistência por IA no YouTrack vem com ainda mais recursos para aumentar a eficiência das suas equipes. Agora ela pode ajudar você com revisão de textos em tempo real em qualquer parte do YouTrack. Os idiomas com suporte no momento são o inglês e o alemão. Mais idiomas serão adicionados no futuro. 

Você pode contar com a IA para ajudar a descrever as suas tarefas, redigir artigos ou participar de discussões. Ela verifica a gramática, ortografia e pontuação automaticamente em tempo real e você pode verificar as sugestões uma a uma ou aplicar todas as correções de uma só vez.

Esse recurso de revisão suplementa o recurso do AI Assistant no YouTrack, disponível desde 2023, gerando resumos sucintos do conteúdo de tarefas, artigos e tickets de suporte e dando sugestões quando você estiver elaborando as suas respostas.

Para disponibilizar esse recurso aos membros da sua equipe, os seus administradores precisam habilitar os recursos de IA no seu YouTrack Cloud ou Server e depois ativar a assistência à redação. As duas opções dependem de créditos do JetBrains AI, que agora são repostos gratuitamente todas as semanas. Mais adiante, adicionaremos a possibilidade de comprar mais créditos do JetBrains AI, se acabarem os créditos da sua equipe.

Melhorias no help desk para equipes de suporte

Criação de formulários on-line de obtenção de tickets com campos condicionais

Os formulários on-line preenchidos pelos usuários para criar tickets nos seus projetos de help desk ficaram mais flexíveis. Agora você pode usar campos condicionais para ajudar a coletar informações relevantes com base no que os relatores informaram em outros campos. Por exemplo, depois de o cliente selecionar um tipo de solicitação, os campos subsequentes apresentarão apenas as opções relevantes àquele tipo de solicitação.

Os administradores de projetos de help desk podem definir dependências entre campos. Um ou vários campos condicionais podem ser mostrados com base em um campo selecionado anteriormente. Em seguida, você poderá adicionar ao formulário tantos desses campos quantos forem necessários e eles serão mostrados aos relatores com base nas configurações que você definir. Assim, você poderá solicitar várias informações com base no produto, tipo de solicitação, etc.

Fique sabendo quando outros agentes adicionarem comentários 

Às vezes, resolver uma mesma solicitação de suporte envolve diversas pessoas. Agora os agentes de suporte e os membros da sua equipe podem ver quando outros agentes ou membros da equipe estiverem adicionando um comentário a um ticket. Isso evita esforços duplicados e informa a você quem está trabalhando neste momento em uma resposta ao cliente. Basta uma simples observação de que um colega está digitando algo para ajudar os agentes a coordenarem seu trabalho.

Clonagem de tickets para projetos que não de help desk

Esta melhoria também é baseada em uma das situações mais frequentes vividas pelas equipes de suporte que usam o YouTrack. Às vezes, com base nas informações do seu ticket, você pode querer continuar trabalhando nele em um dos seus projetos internos e converter a solicitação em um recurso ou em algum outro tipo de issue. Agora você pode usar o comando Copiar para rastreador de issues para criar facilmente uma cópia do ticket em outro projeto selecionado. A nova tarefa criada também será associada ao ticket com “refere-se a” no projeto de help desk, ajudando você a rastrear a origem da nova issue.

Conveniência para todos no trabalho com tarefas e artigos

Visualização do histórico de alterações do texto de tarefas, artigos e comentários

Com base no seu feedback, adicionamos a possibilidade de revisar as edições aplicadas às descrições e comentários de issues e artigos (além da opção já disponível anteriormente de verificar o histórico de alterações de artigos). Isso permite que você acesse uma lista das atualizações anteriores, com informações sobre quem fez cada alteração e quando a fez. As linhas alteradas são realçadas e isso deve ajudar você a navegar facilmente pelo texto. Se a alteração tiver sido feita por engano ou precisar ser desfeita, você pode restaurar uma versão anterior a qualquer momento. Use as configurações ou o fluxo de atividade para começar a trabalhar com o histórico de alterações.

Conveniência para lidar com anexos 

Facilitamos para equipes de projetos administrativos, jurídicos e outros trabalharem com documentos com vários anexos. Agora você pode escolher como visualizar os anexos — como pré-visualizações dos arquivos ou como uma lista com informações sobre cada documento. Os anexos também são agrupados entre aqueles adicionados à descrição da tarefa e os que foram enviados depois nos comentários. Por fim, quando você precisar minimizar as distrações, é só comprimir toda a seção de anexos.

Melhorias para quem gosta do tema escuro

Fizemos aperfeiçoamentos significativos no nosso modo escuro, para melhor visibilidade e conveniência. Não tentaremos descrever as mudanças, mas esperamos que elas façam diferença para muitos de vocês que preferem trabalhar no modo escuro. Simplesmente confiram o modo escuro no YouTrack. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

Exportação de artigos na forma de arquivos Markdown

Um novo recurso, também baseado em uma solicitação muito frequente, permite exportar artigos como arquivos Markdown. Isso facilita transferir o seu conteúdo da Base de Conhecimento do YouTrack para outras plataformas, aplicativos ou sistemas, sem perder a formatação e a estrutura. Escolha se deseja exportar artigos individuais ou todos os seus subartigos, comentários e anexos.

Suporte a diagramas do Mermaid para desenvolvedores, redatores técnicos e gerentes de projetos

O suporte à sintaxe do Mermaid era um recurso aguardado há muito tempo por equipes e líderes de projeto que preferem uma abordagem baseada em texto e receptiva ao código para criarem suas visualizações. Agora o YouTrack tem suporte a diagramas e gráficos criados usando a marcação do Mermaid. Você pode adicioná-los às suas tarefas ou artigos e compartilhá-los em comentários — até mesmo em comentários in-line em uma base de conhecimentos. Basta incorporar o diagrama como um trecho de código com a sintaxe do Mermaid e ele será renderizado automaticamente.

Criação mais fácil de novos projetos para administradores

Atualizamos o assistente de projeto do YouTrack para ajudar os seus gerentes a navegarem mais facilmente pelo processo de criação de projetos. Você pode começar com um modelo de projeto e personalizá-lo de acordo com as necessidades da sua equipe. Escolha entre o modelo-padrão e os modelos para Helpdesk, Scrum e Kanban para começar. O assistente de projeto guiará você pelo processo de configurar cada projeto e modelo de tarefa. Nas etapas seguintes, você poderá convidar membros da sua equipe, ativar o controle de tempo e selecionar outras configurações.

O modelo-padrão de projeto é um bom ponto de partida para configurar tudo com base nas características específicas da sua equipe. Além disso, no caso de equipes trabalhando em iterações “time-boxed”, por exemplo, um projeto do Scrum fornecerá tarefas pré-configuradas com campos e dois Agile boards com sprints — um para o gerente de projeto e outro para a equipe de desenvolvimento.

Se você quiser experimentar várias configurações do YouTrack, também poderá usar o modelo de projeto Demo. Ele contém um conjunto pré-configurado de tarefas de exemplo, uma coleção de Agile boards e um dashboard.

O YouTrack ficou mais rápido para todos

Tanto a versão de nuvem quanto a de servidor do YouTrack ganharam grandes melhorias de desempenho e escalabilidade. A prioridade é sempre poder fazer rapidamente o que você precisa, algo que muitas equipes mencionam como sendo uma vantagem crítica do YouTrack em relação a outros rastreadores. Foi por isso que tornamos o YouTrack significativamente mais rápido nas ações mais frequentemente executadas.

Agora o YouTrack consegue processar mais issues, artigos e arquivos com menos núcleos de CPU e menos RAM. Agora as páginas principais, como as de issues, listas de issues e muitas outras, são carregadas mais rapidamente de forma perceptível, com menos tráfego e menores tempos de resposta do servidor, especialmente em instalações maiores do YouTrack, com milhares de usuários.

Outras melhorias

Agora os fluxos de trabalho do YouTrack incluem mais opções referentes a artigos, comentários e anexos. Esta versão também inclui atualizações nas integrações com VCS e servidores de build, nas configurações de importação e outras.

 

 

Confira as Notas de lançamento para conhecer os detalhes técnicos completos e uma lista abrangente de correções de erros e melhorias neste lançamento. Para saber mais sobre como configurar os novos recursos, acesse a documentação.

Se você usar o YouTrack Cloud, receberá automaticamente a atualização para o YouTrack 2024.2, de acordo com nosso Calendário de Manutenção. Se você tiver uma assinatura ativa do YouTrack Server, poderá baixar o YouTrack 2024.2 hoje mesmo. Se você ainda não tem uma licença, pode usar a avaliação gratuita para experimentar a nova versão antes de investir! Para obter mais informações sobre as opções de licenciamento disponíveis para o YouTrack, visite nossa página Comprar.

Seu feedback é sempre bem-vindo. Compartilhe conosco nos comentários abaixo e não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte se tiver alguma dúvida. Estamos sempre aqui para ajudar!

Equipe do YouTrack

Artigo original em inglês por:

Luiz Di Bella

Elena Pishkova

Powered by WPeMatico