Jetbrains

Descobrindo o YouTrack: сontrole de tempo

O controle de tempo é de vital importância para a produtividade, mas não existe um método único de controle de tempo que funcione perfeitamente para todos. Algumas pessoas preferem ter seu tempo controlado automaticamente, outros acham melhor registrar manualmente seus registros de tempo e há até pessoas que precisam criar relatórios a partir dos dados de controle de tempo e analisá-los.

A boa notícia é que o YouTrack pode ajudá-lo a manter registros precisos de cronometragem, independentemente da abordagem que você e sua equipe preferirem.

E temos ainda mais boas notícias. A próxima grande atualização do YouTrack, chegando neste trimestre, vai ampliar ainda mais a funcionalidade de controle de tempo. O novo Timesheets oferece várias oportunidades para visualizar e atualizar itens de trabalho para você e outros usuários numa view de calendário e usar uma coleção de timesheets interativas para projetos específicos.

Continue lendo para aprender mais sobre os fundamentos do rastreamento e relatórios de tempo com o YouTrack e descubra algumas integrações totalmente novas que acrescentam diversas opções extras de controle de tempo.

Fundamentos do controle de tempo no YouTrack

A abordagem do YouTrack para o controle de tempo é organizada em torno de três categorias principais: estimativa, tempo utilizado e itens de trabalho.

  • O campo Estimativa é o mais simples, pois você só precisa inserir o tempo que espera que levará para concluir uma tarefa. 
  • Um item de trabalho é uma entrada que define o trabalho realizado numa tarefa. Ele tem autor, data, duração, tipo de trabalho e comentário opcional. Por exemplo, um item de trabalho pode descrever 4 horas de desenvolvimento que você fez hoje. Os itens de trabalho são adicionados aos issues e um issue pode ter vários itens de trabalho com diferentes autores, tipos e durações.
  • O campo Tempo gasto de um issue contém a soma das durações de todos os itens de trabalho registrados para esse issue. 

As estimativas e os tempos utilizados para as subtarefas são agregados às tarefas principais para sua conveniência, facilitando o rastreamento do progresso nas histórias e épicos do usuário.

Conceitos básicos

O primeiro passo a ser realizado deve ser configurar o controle de tempo na página de configurações do seu projeto. Você deve ativar o controle de tempo e confirmar os campos que serão usados para armazenar os valores estimativa e tempo utilizado.

Depois disso, você pode usar os comandos YouTrack ou o botão Adicionar tempo gasto para adicionar itens de trabalho com durações aos issues do seu projeto.

Cronômetros automáticos integrados

E se você não quiser clicar num botão toda vez que precisar registrar o tempo utilizado? E se você esquecer de registrar o tempo que utilizou trabalhando numa tarefa? A automação é a resposta. Preparamos dois workflows para você controlar seu tempo automaticamente – um que inicia o cronômetro quando você move seu issue para o estado “Em Andamento” e outro que inicia o cronômetro quando você define explicitamente o campo Timer com Start. 

Quando você move o seu issue para o estado Corrigido, ou quando você para o cronômetro manualmente, um item de trabalho é automaticamente adicionado ao issue correspondente.

Para ativar um workflow, você precisa anexá-lo a um projeto.

Cronômetros Pomodoro

Com a abordagem Pomodoro, você trabalha em pequenos intervalos de tempo (geralmente cerca de 25 minutos), permanecendo totalmente envolvido nas suas tarefas durante esses intervalos, sem distrações.

O aplicativo PomoDone desenvolvido por PomoDoneApp fornece um cronômetro Pomodoro configurável que rastreia esses intervalos automaticamente com o mínimo de intervenção manual. Você apenas define a duração dos seus intervalos, exporta seus issues do YouTrack para o PomoDone e começa a trabalhar nas suas tarefas.

O PomoDone cria automaticamente itens de trabalho nos seus issues YouTrack de acordo com intervalos rastreados e lembram sobre pausas e intervalos futuros. Tudo o que você precisa fazer é se concentrar nas suas tarefas.

O workflow YouTrack Pomodoro integrado também foi projetado para ajudá-lo a se concentrar em suas tarefas e não enlouquecer. Basta anexar o workflow aos seus projetos e aplicar as alterações sugeridas. O YouTrack adicionará os campos obrigatórios aos seus projetos automaticamente.

Rastreie tudo

Se você adora registrar todas as suas atividades ao longo do dia, dê uma olhada na aplicação timeBro desktop. O timeBro irá registrar todas as atividades do seu computador e registrar o seu tempo utilizado em aplicativos de mensagens, navegadores, tempo offline e, é claro, no YouTrack. Essas sessões cronometradas são exibidas numa linha do tempo onde você pode atribuí-las a diferentes tarefas, para que você possa ter certeza de que seu tempo faturável será sempre contabilizado. Ao mesmo tempo, todo o tempo utilizado relacionado ao YouTrack será registrado nos issues correspondentes, então você poderá posteriormente gerar relatórios de tempo precisos.

Relatórios de tempo

Os relatórios de tempo permitem combinar todas as entradas de tempo registradas numa página, filtrá-las conforme necessário e obter uma visão geral de como o tempo está sendo utilizado em tarefas em projetos. Você pode usar várias visualizações de dados – por problema, por projeto, por usuário ou por item de trabalho – para diferentes propósitos, por exemplo, para verificar se alguém da sua equipe foi sobrecarregado durante o lançamento mais recente, ou se alguma história de usuário demorou muito mais tempo do que você havia planejado.

Os relatórios de tempo podem ser exportados para CSV ou Excel para posterior análise e cálculos, e ainda podem ser adicionados aos painéis do YouTrack para manter suas estatísticas de tempo disponíveis.

Nunca se afaste do seu código: obtenha o plug-in YouTrack para IDEs baseados no IntelliJ

Não perca tempo e concentração alternando entre o YouTrack e seu IDE JetBrains. O plug-in YouTrack para IDEs baseados em IntelliJ é fácil de configurar e mostra uma lista das suas tarefas dentro do IDE.

O plug-in pode exibir uma lista de issues, como sua lista de pendências pessoal, uma lista de tarefas para o próximo lançamento ou sua dívida técnica: seja o que for que você precise controlar. Você pode personalizar essa lista a qualquer momento para ter os issues mais relevantes em mãos e atualizá-los a partir do IDE: adicionando comentários, aplicando comandos ou alterando o status para que seus colegas de equipe saibam do seu progresso. O plug-in também fornecerá notificações sobre atualizações nos seus issues para o seu IDE, para que você possa acompanhar as últimas novidades.

Você também pode criar relatórios de bugs no YouTrack, de forma rápida e fácil, com apenas alguns cliques no seu IDE.

O plugin suporta diversos modos de controle de tempo. Existe o rastreamento automático, onde o plug-in rastreia sua atividade no IDE e carrega registros de tempo em intervalos predefinidos, depois de confirmar suas alterações ou quando você fecha o projeto no IDE. Também existe o rastreamento manual, onde você inicia e para o cronômetro manualmente, e depois publica seus dados de сontrole de tempo no YouTrack.

Saiba mais sobre o plugin neste post.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a configurar o processo de controle de tempo que melhor se adapta às necessidades de sua equipe. Adoraríamos ouvir suas ideias e opiniões! Existe algo que você gostaria de adicionar ou melhorar na funcionalidade de сontrole de tempo do YouTrack?

Por favor, compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo ou faça uma solicitação diretamente à nossa equipe de suporte. Enquanto isso, estamos preparando uma grande atualização das funcionalidades do Timesheets com o próximo grande lançamento do YouTrack neste trimestre. Isto fornecerá páginas de timesheets interativas separadas que permitirão que você controle todo o tempo que investiu nos seus projetos num só lugar, então fique atento!

Equipe do YouTrack

Powered by WPeMatico