Imaster

Por que PHP é a melhor linguagem para designers iniciantes em programação

PHP é uma linguagem amada e odiada por muitos. Ganhou espaço depois da segunda bolha da Internet. Com o passar do tempo e o surgimento de startups de tecnologia, perdeu espaço para outras linguagens, como Ruby e Node.js – em parte porque essas possuem frameworks mais simples e automatizadores de código.

Mas o PHP evoluiu muito, e suas ferramentas também. Hoje, ele é a melhor linguagem que um designer, pouco ou nada familiar com programação, pode aprender primeiro. Dessa forma, você ganha mais autonomia em seu ambiente de trabalho e se torna capaz de executar projetos pessoais ou frilas por conta própria.

Abaixo, dou-lhe 9 motivos para você, designer, aprender PHP:

Simples e fácil de aprender

PHP é uma das linguagens mais fáceis de serem aprendidas, se não for a mais. Ela possui uma sintaxe clara e simples de entender. Em poucas horas, é possível configurar o ambiente de desenvolvimento e fazer operações simples e integração com bancos de dados.

Excelente documentação e comunidade ativa

A documentação do PHP é extremamente completa e detalhada, e, por si só, já é suficiente para dominar a linguagem. Se, mesmo assim, você tiver dificuldades, recorra à comunidade. Suas dúvidas serão sanadas em poucas horas.

Rápido e escalável

O PHP normalmente não exige muitos recursos do servidor, por isso é uma linguagem rápida. Pequenos projetos dificilmente vão necessitar de escala de infraestrutura, mas, se isso acontecer, você não terá dificuldades em escalar sua aplicação.

Perfeito para pequenos projetos

Se você fizer frilas, provavelmente será responsável por todo o desenvolvimento do site ou aplicação, desde o design até o gerenciador de conteúdo. Você pode escrever seu próprio CMS muito simples em PHP em poucas horas.

Se o projeto for um pouco maior, existem muitas soluções poderosas prontas ao seu dispor. Precisa apenas de um formulário de contato? Alguns minutos para seu problema ser resolvido.

WordPress

O WordPress é livre, open-source e a maior plataforma de blog existente. É fácil de ser aprendido, e, mesmo que você não queira aprofundar em seus conhecimentos em PHP, não terá dificuldades em fazer um site dinâmico utilizando a linguagem. Existem milhares de temas prontos para você estudar o código e centenas de boilerplates para iniciar seu projeto.

Fácil deploy

O deploy do PHP não necessita de diversas dependências e pode ser feito com um simples arrastar de arquivos por meio de um programa de FTP. Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites dão suporte a PHP por um preço bem pequeno. Hoje em dia, é possível encontrar boas hospedagens que custam anualmente mais barato que pratos feitos em São Paulo.

Frameworks

Antigamente, os frameworks de PHP eram pesados e gigantescos. Hoje, temos diversas soluções modulares e microframeworks. Se você se sente mais confortável ao programar em Javascript, pode criar uma API Restful em PHP em poucos minutos e fazer toda a integração com o front-end utilizando Angular, React ou jQuery.

Seguro e confiável

É uma linguagem utilizada por grandes companhias, e a segurança é uma das grandes preocupações da comunidade PHP. É uma linguagem segura e confiável para basicamente qualquer projeto.

Integrações

Se você quiser utilizar serviços com API externas, provavelmente encontrará uma biblioteca ou um script pronto para isso. Se quiser usar Redis, MongoDB ou qualquer outro stack moderno, poderá fazer essa integração facilmente.

Mensagem do anunciante:

Infraestrutura financeira descomplicada é com a iugu! Tão simples que parece brincadeira! Clique aqui e dê um up nos negócios!

Powered by WPeMatico