Estamos trazendo a maior atualização do Toolbox App até agora. Ouvimos o feedback dos nossos usuários, analisamos os relatos de bugs mais votados no nosso rastreador e reformulamos a distribuição de arquivos na instalação para atacar a maior parte dos pontos problemáticos.
Graças à melhor integração com o sistema operacional e com aplicativos de terceiros, o Toolbox App ficou ainda melhor em ajudar você a gerenciar todas as suas ferramentas da JetBrains.
Continue lendo para saber mais sobre todas as mudanças que fizemos nesta versão.
Instalação e atualização completamente reformuladas
Anteriormente, o Toolbox App instalava as ferramentas em um diretório personalizado, cuja localização estava sempre mudando. Isso agora já é passado. Agora o diretório-padrão de instalação obedece às diretrizes do seu sistema operacional e nunca muda. Isso melhora a integração com o sistema operacional e com aplicativos de terceiros e elimina soluções provisórias, tanto no Toolbox App quanto em outros lugares.
O Toolbox App 2.0 usa os seguintes diretórios-padrão para instalar ferramentas:
- Windows:
%LocalAppData%Programs
(FOLDERID_UserProgramFiles) - macOS:
~/Applications
- Linux:
~/.local/share/JetBrains/Toolbox/apps
(sem alterações)
Observe que o Toolbox App só pode instalar aplicativos em diretórios onde o usuário tenha permissão de gravação (por exemplo, o diretório-raiz do usuário). Em uma futura versão, estamos planejando implementar a capacidade de elevar permissões, o que permitiria a instalação em diretórios do sistema.
Caminhos permanentes
Nas versões anteriores, o Toolbox App instalava as atualizações em um diretório nomeado com o número da versão, de modo que cada nova versão tinha um novo caminho no sistema de arquivos. Agora ele coloca a nova versão exatamente no mesmo diretório, garantindo que haja um caminho permanente para cada ferramenta.
Ainda é possível instalar várias versões de uma mesma ferramenta lado a lado. O Toolbox App diferenciará as versões automaticamente. Se você quiser, poderá definir nomes personalizados nas configurações da ferramenta.
Atualizações
O processo de atualizar as suas ferramentas ainda é tão fácil quanto antes. Basta clicar no botão de atualização ou ativar as atualizações automáticas. O Toolbox App fará o resto. A única mudança é que quando você tenta atualizar uma ferramenta que está em execução, o Toolbox App faz todas as ações necessárias (baixar, descomprimir, etc.) no plano de fundo, exceto a etapa de cópia efetiva dos novos arquivos para o diretório de instalação da ferramenta. Depois disso, ele entra no estado de “Atualização pendente”, o que significa que a única coisa que falta fazer é esperar que a ferramenta encerre sua execução. Assim que você fechar a ferramenta, os arquivos desta serão substituídos pelas novas versões e você poderá continuar a trabalhar.
Agora o Toolbox App também mostra uma interface informativa e detalhada durante as atualizações.
Não há mais uma lista de ferramentas “instaladas manualmente”: agora o Toolbox App relaciona todas as ferramentas em uma única lista, independentemente de como elas foram instaladas.
Issues conhecidos
- Por enquanto, o diretório de instalação das ferramentas não pode ser alterado. Porém, se você tiver especificado um diretório personalizado em uma versão anterior do Toolbox App, a nova versão respeitará essa configuração (no entanto, no macOS esse diretório deve estar em
/Applications
ou~/Applications
). - O Windows desafixará os atalhos das suas ferramentas no Menu Iniciar uma última vez (TBX-3331) e os atalhos na Área de Trabalho e na Barra de Tarefas podem parecer inválidos, mas isso pode ser corrigido facilmente clicando no atalho. Isso só deve acontecer durante a migração do Toolbox App 1.28 para o 2.0.
Melhores integrações
As mudanças mencionadas acima permitiram as seguintes melhorias:
Windows
Agora, todas as ferramentas instaladas pelo Toolbox App são listadas nas Configurações do Windows, em Aplicativos e Recursos (Windows 10) ou Aplicativos Instalados (Windows 11).
Graças aos caminhos permanentes de instalação, nenhum atalho ou item fixado fica inválido depois de uma atualização. O firewall do Windows agora também se lembra das permissões configuradas, porque a localização da ferramenta não muda (TBX-183). O mesmo vale para aplicativos de terceiros, como o 1Password (TBX-7495).
macOS
Agora que as ferramentas se localizam no diretório Applications do usuário, removemos um aplicativo intermediário de inicialização, que vinha causando confusão em Macs baseados no Apple Silicon (TBX-5738). Isso também melhora a integação com aplicativos de terceiros, como o Little Snitch (TBX-3246).
Melhorias no gerenciamento de plug-ins de ferramentas baseadas no IntelliJ
Com a nova distribuição de arquivos na instalação, agora o Toolbox App usa diretórios-padrão para os plug-ins. Assim, não há mais estados inconsistentes ao fazer downgrades (TBX-5057). O Toolbox App agora também faz a importação das configurações ao atualizar a ferramenta para uma nova versão principal (TBX-3275). Isso significa que, nesse caso, os plug-ins também podem ser atualizados (TBX-4100).
Migração
Para podermos oferecer as melhorias que estamos introduzindo, precisamos migrar as suas ferramentas instaladas. Depois de ser atualizado para a versão 2.0, o Toolbox App executará essa migração, que pode demorar desde alguns segundos até vários minutos, dependendo do número de ferramentas a serem migradas.
Durante a migração, as suas ferramentas antigas serão transferidas juntamente com todas as respectivas configurações existentes.
Diversos
Navegação pelo teclado
Agora você pode navegar facilmente pela lista Tools usando apenas o teclado (TBX-8146). Também temos planos para melhorias semelhantes em outras telas.
Melhorias de acessibilidade
Mudamos a redação de algumas descrições pronunciadas por leitores de tela, para torná-las mais informativas (TBX-9755). A navegação aperfeiçoada na lista Tools também funciona bem com leitores de tela. E finalmente, também tornamos acessíveis todos os menus suspensos (TBX-9677). Também planejamos continuar melhorando a acessibilidade do Toolbox App no futuro.
Traduções da comunidade para o tcheco, polonês e húngaro
Temos o prazer de introduzir três novos idiomas no Toolbox App. Apreciamos muito as contribuições dos nossos usuários, que continuam a apoiar as traduções da comunidade. Desta vez, gostaríamos de dar nossos agradecimentos especiais a Marek Lukáš por traduzir o JetBrains Toolbox App para o tcheco, a Tamás Balog pela tradução para o húngaro e a Rafał Babiarz e Kamil Doległo pelo seu esforço conjunto na tradução para o polonês.
Se você quiser contribuir com a tradução do Toolbox App para um idioma no qual ele ainda não esteja disponível, fique à vontade para entrar em contato conosco através de um ticket do YouTrack ou por e-mail.
Melhorias no tratamento do R# (somente no Windows)
O gerenciamento das ferramentas do ReSharper foi aperfeiçoado, garantindo que qualquer alteração no conjunto de ferramentas seja imediatamente refletida na interface do usuário (TBX-6433). Além disso, se houver várias instâncias de ferramentas do ReSharper, clicar no item de menu Setup wizard… não mais abrirá um assistente incorreto.
Executar como administrador (somente no Windows)
A partir do Toolbox App 2.0, há uma nova e mais rápida maneira de executar ferramentas com privilégios de administrador diretamente a partir do menu de contexto da ferramenta (TBX-3521). Se você quiser executar uma ferramenta como administrador por padrão, a opção para isso nas configurações da ferramenta ainda estará lá. Nesse caso, o item no menu de contexto permitirá que você execute a ferramenta com os privilégios do usuário atual.
Introduzimos diversas melhorias de qualidade de vida nesta versão. Para mais informações, consulte as Notas de Versão completas.
Obrigado,
A equipe do Toolbox App
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico