O JetBrains Fleet é um IDE e editor de código leve que usa o mecanismo de processamento de código IntelliJ. O produto já está em versão prévia pública, então todos podem experimentá-lo.
Atualmente, o Fleet permite que você desenvolva em Python, TypeScript/JavaScript, Go, Java, PHP, C# e outras linguagens populares, como o Kotlin. O suporte ao Kotlin é um dos mais avançados, já que o Fleet foi desenvolvido principalmente em Kotlin, e a equipe da JetBrains também usa o Fleet para desenvolver o Fleet. Você pode consultar a matriz completa de recursos do Fleet, que descreve quais linguagens e tecnologias o produto já suporta e quais ainda estão em desenvolvimento. Com plug-ins chegando em breve, mais linguagens e tecnologias terão suporte em um futuro próximo no Fleet.
Nesta postagem do nosso blog, gostaríamos de contar mais sobre a situação atual do suporte ao Kotlin na versão prévia pública do Fleet, incluindo uma visão geral dos diferentes recursos do IDE para projetos Kotlin.
Por que o Fleet?
O Fleet foi criado do zero com base nos nossos vários anos de experiência no desenvolvimento de IDEs. Ele combina a simplicidade e a velocidade de um editor de texto leve com o poder transformador de um ambiente de desenvolvimento inteligente.
O Fleet não foi projetado para substituir ou replicar IDEs existentes da JetBrains. A ideia principal por detrás do Fleet é oferecer aos desenvolvedores uma nova experiência com uma ferramenta inteligente e poliglota e com workflows como desenvolvimento distribuído e colaborativo e o uso da IA generativa para programação. A JetBrains está trabalhando no Fleet enquanto continua a desenvolver seus IDEs existentes.
Recursos disponíveis para o Kotlin no Fleet Smart Mode
O Fleet oferece suporte imediato ao Kotlin, o que torna o trabalho com a linguagem não apenas produtivo e simples, como também bastante agradável. Ele fornece uma experiência simplificada para desenvolvedores Kotlin. Quando quiser mergulhar rapidamente no projeto, analisar sua estrutura e fazer edições específicas em pouco tempo, você pode usar o Fleet como editor. Porém, quando surge a necessidade de funcionalidades mais robustas, ele pode se transformar em um IDE completo.
Se quiser habilitar recursos de inteligência de código em Kotlin, você deve ativar o Smart Mode. Esses recursos adicionais ajudam você a evitar erros ao escrever seu código de forma mais rápida e produtiva.
Quando o Smart Mode estiver habilitado, você terá acesso aos recursos de edição de código que os usuários do IntelliJ IDEA conhecem e adoram, entre eles:
- Complementação de código
- Ações de código
- Informações sobre tipos e parâmetros
- Modelos dinâmicos
- Geração de código
Vamos examinar mais de perto esses recursos e como eles podem simplificar sua rotina de programação.
Complementação de código
Enquanto você digita, o Fleet fornece sugestões para complementar seu código com base em vários fatores, como serviços de inteligência de código disponíveis, a estrutura do projeto, o código circundante e a visibilidade dos símbolos.
As sugestões de complementação aparecem automaticamente ou quando você as ativa manualmente pressionando Ctrl+espaço.
Ações de código
Graças à análise contínua da qualidade do código, você pode tomar decisões embasadas e aumentar a eficiência do seu processo de programação. O Fleet sugere ações adaptadas ao contexto específico em que você está trabalhando. Essas sugestões abrangem ações que vão desde a correção de erros até a refatoração do código na posição do cursor.
Você pode verificar quais ações estão disponíveis no cursor pressionando Opt+Enter (no macOS) ou Alt+Enter (no Windows e Linux).
Depois de decidir qual ação usar, você pode aplicá-la imediatamente ou visualizar o resultado com um atalho: Cmd+P no macOS, Ctrl+P no Windows e Linux.
Informações sobre o tipo
Se você não tem certeza do tipo com o qual está lidando, pode descobrir facilmente pressionando Cmd+Shift+T (no macOS) ou Ctrl+Shift+T (no Windows e Linux).
Isso fará com que o Fleet mostre os detalhes sobre o tipo estático do símbolo ou da expressão.
Informações de parâmetros
Você está usando um método que tem várias sobrecargas ou precisa encontrar rapidamente os parâmetros necessários? Navegue pelas opções disponíveis simplesmente pressionando Cmd+I (no macOS) ou Ctrl+I (no Windows e Linux).
Modelos dinâmicos
O Fleet fornece um conjunto de modelos dinâmicos do Kotlin que você pode usar para inserir construções comuns no seu código, como loops, condições, declarações ou instruções de impressão. Ao contrário do IntelliJ IDEA, o Fleet não permite que você crie novos templates. No entanto, você pode usar os vários templates predefinidos com o seu código Kotlin. Confira a lista completa de templates dinâmicos na documentação do Fleet.
Geração de código
Quando você começa a digitar um método ou instrução específica, o Fleet sugere possíveis opções de complementação com base no contexto e no código existente. Basta selecionar uma sugestão para gerar instantaneamente o código necessário. Você pode aproveitar a complementação de código para substituir membros de superclasses, como equals(), hashcode() e outros métodos.
Ao usar a geração de código, você pode economizar tempo e garantir que seu código siga a sintaxe e a estrutura corretas, pois o Fleet ajuda a gerar os trechos de código necessários.
Experimente o Fleet e compartilhe sua experiência
O Fleet é um editor de código e IDE poliglota que oferece suporte para Kotlin, entre muitas outras linguagens. Você pode pensar no Fleet como uma ferramenta multiuso e esperar suporte dedicado para tipos específicos de projetos que virão posteriormente.
Se você está curioso e vê a utilidade de uma boa ferramenta nova no seu arsenal, nós te convidamos a experimentar o Fleet e explorar suas capacidades!
A maneira mais fácil de baixar e começar a usar o Fleet é usando o JetBrains Toolbox App gratuito.
Experimente a versão prévia do Fleet
Você também pode assistir a este curto Vídeo de visão geral sobre o Fleet, que te ajudará a começar, além de recorrer à documentação para receber mais orientação.
O Fleet ainda está em fase de Versão prévia e em desenvolvimento ativo. Seus comentários e opiniões sobre o produto ajudarão a equipe da JetBrains a estabilizá-lo e melhorá-lo ainda mais. Se você encontrar algum issue, envie relatórios para este rastreador de issues. Você também pode entrar em contato conosco em [email protected] ou @jetbrains_fleet.
Fique ligado nos próximos anúncios!
O que mais ler e assistir:
JetBrains Fleet — Demonstração de lançamento da versão prévia pública [vídeo]
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico