Lançamos a primeira atualização anual, 2023.1, para todos os IDEs e as ferramentas .NET da JetBrains.
IDEs baseados no IntelliJ
Você encontrará os seguintes novos recursos disponíveis na maioria dos IDEs:
- A nova interface do usuário foi atualizada para oferecer a você uma experiência mais refinada e perfeita. Ele ainda está na versão beta e está disponível como uma configuração.
- Vários novos recursos facilitam o trabalho com Git, GitHub e outros sistemas de controle de versão, incluindo um pop-up Branches melhorado, verificações de commit em segundo plano e mais.
- As melhorias em desenvolvimento para a Web incluem o novo suporte ao framework Astro e aperfeiçoamentos para os usuários do Vue, React e Angular.
- Incluímos suporte aos principais recursos do futuro TypeScript 5.0.
- Novos recursos foram adicionados para facilitar o trabalho com o Docker, incluindo uma exibição de log combinada de todos os containers Docker Compose e suporte para o Azure Container Registry.
Há muito mais mudanças específicas de cada produto. Veja os resumos abaixo e vá fundo para saber mais sobre os produtos do seu interesse.
IntelliJ IDEA 2023.1 já está disponível com diversos novos recursos e melhorias. A nova interface do usuário foi atualizada para oferecer a você uma experiência mais refinada e perfeita. Os mais recentes aprimoramentos de desempenho resultaram em importações Maven mais rápidas e na disponibilidade antecipada de recursos do IDE ao abrir projetos, bem como um processo de commit simplificado graças às verificações de commit em segundo plano. O IntelliJ IDEA Ultimate agora oferece suporte à navegação para mapeamentos de solicitações e agentes de correspondência do Spring Security. Estas são só algumas das melhorias na v2023.1, projetadas para otimizar a sua experiência de programação e aumentar a sua produtividade.
O PyCharm 2023.1 traz o tão esperado suporte a notebooks remotos do Jupyter! Agora você pode se conectar a notebooks remotos, copiá-los, colá-los, modificá-los e depurá-los de dentro do IDE. A nova versão vem com fluxos de trabalho aperfeiçoados para revisão de código e melhor realce de sintaxe na Documentação Rápida.
O DataGrip 2023.1 é uma versão com foco na qualidade; ela não acrescenta nenhum novo recurso, mas corrige muitos bugs irritantes.
O Rider 2023.1 melhorou o suporte a C#, incluindo um conjunto de inspeções para otimizar e acelerar o seu trabalho com diferentes tipos de coleções e maneiras mais ajustáveis de incluir verificações de null no seu código. O desenvolvimento de jogos usando o Rider foi turbinado pela introdução do suporte ao Data Oriented Tech Stack (DOTS) do Unity e ao Unreal Engine 5.2, incluindo as atualizações recentes ao formato de arquivo Blueprints e suporte ao Godot 4. Há também algumas melhorias nas ferramentas de controle de versão e no trabalho com o Docker, além de vários aperfeiçoamentos na nova interface e experiência geral do usuário.
O RubyMine 2023.1 vem com suporte ao Rails 7 e o Ruby 3.2, novas atualizações na interface de usuário, complementação de código mais rápida, menor consumo de memória, melhorias na sincronização de gems no WSL, navegação mais fácil, trabalho com contextos e exemplos compartilhados no RSpec e melhor integração com o Docker.
O GoLand 2023.1 introduz o verificador de vulnerabilidades, melhor navegação em código gRPC e refatoração de Rename para receptores genéricos. Agora, você pode executar arquivos de rascunho com pacotes de bibliotecas fora do padrão e converter rapidamente literais de string brutos em literais com aspas duplas e vice-versa.
O CLion 2023.1 traz uma solução para gerenciamento de pacotes, leva sua experiência de depuração a um novo patamar, ajuda na programação QML e inclui uma série de melhorias na nova interface de usuário.
O PhpStorm 2023.1 é um grande lançamento que inclui atualizações na nova interface de usuário, integração com 3v4l.org, melhor desempenho, DFA no depurador, suporte a projetos com vários arquivos composer.json, melhorias em elementos genéricos no PHP e muito mais.
O WebStorm 2023.1 vem com suporte ao Astro, suporte a TypeScript em expressões de templates do Vue, configuração de CSS no Tailwind, zoom total do IDE, refinamentos na nova interface de usuário, integração com controle de versões e mais.
Ferramentas .NET e extensões VS
O ReSharper 2023.1 melhorou o suporte a C#, incluindo um conjunto de inspeções para otimizar e acelerar o seu trabalho com diferentes tipos de coleções e maneiras mais ajustáveis de incluir verificações de null no seu código.
Estas atualizações também chegaram ao Rider 2023.1, além de alguns aperfeiçoamentos nas ferramentas de controle de versões, recursos para trabalhar com o Docker, visualizadores de variáveis de string no depurador e diversas melhorias na experiência e na interface de usuário. O desenvolvimento de jogos usando o Rider foi turbinado pela introdução do suporte ao Data Oriented Tech Stack (DOTS) do Unity e ao Unreal Engine 5.2, incluindo as atualizações recentes ao formato de arquivo Blueprints e suporte ao Godot 4.
O ReSharper C++ 2023.1 vem com atualizações para recursos do C++ 20 e 23. Esta versão também introduz o Call tracking e a pré-visualização de substituições de macros nas dicas de ferramentas e nos pop-ups da Quick Documentation.
Agora a versão standalone do dotTrace também está disponível no Linux e no macOS.
E é isso, mas este artigo mal arranha a superfície desse novo lançamento gigante. Esperamos que essas atualizações tornem seu trabalho mais agradável e ajudem você a melhorar ainda mais sua produtividade.
Recomendamos atualizar suas ferramentas da JetBrains gratuitamente através do Toolbox App. Se você ainda não o tiver, baixe o aplicativo e gerencie facilmente as suas ferramentas de desenvolvimento!
A Equipe da JetBrains
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico