Com o lançamento das versões 2021.3 dos nossos IDEs esta semana, a JetBrains está incluindo suporte ao desenvolvimento remoto na plataforma IntelliJ!
Você pode hospedar seu código-fonte, toolchains e back-end de IDE num servidor remoto e usar uma versão cliente thin baseado na Plataforma IntelliJ para escrever, navegar, refatorar, executar, depurar e testar seu projeto. A experiência é como trabalhar com um projeto hospedado localmente e com um IDE da JetBrains instalado localmente.
Também estamos introduzindo o suporte à orquestração no JetBrains Space, nossa solução completa para equipes e projetos de software, para permitir o gerenciamento automatizado de ambientes de desenvolvimento remoto como máquinas virtuais na nuvem. O Space mantém seu código atualizado e suas dependências prontas, compiladas e indexadas para que você tenha um ambiente pronto para se conectar e começar a trabalhar em segundos!
Desenvolvimento remoto da JetBrains
Em sua forma mais simples, o desenvolvimento remoto vai lhe conectar a um servidor existente via SSH. O IDE é instalado como um serviço de back-end, onde ele carregará um projeto sem exibir uma interface de usuário. Um thin client é executado localmente e se conecta a este back-end do IDE fornecendo uma interface de usuário totalmente funcional, como se o IDE estivesse sendo executado localmente, embora todo o processamento seja feito no servidor remoto.
Todo esse processo é gerenciado pelo JetBrains Gateway, um aplicativo novo, compacto e standalone que oferece tudo que você precisa para começar a trabalhar com o desenvolvimento remoto. O Gateway também é fornecido como um plug-in junto com vários IDEs da JetBrains.
O JetBrains Client roda localmente e fornece a interface de usuário para o IDE que roda no back-end. Ele é baseado na plataforma IntelliJ e tem todo o look and feel de um IDE baseado no IntelliJ: tem o mesmo editor, complementação de código, navegação, inspeções e ferramentas de refatoração que um IDE local, mas todos os arquivos são hospedados remotamente e todo o processamento da linguagem é realizado no servidor remoto.
O desenvolvimento remoto é uma ótima maneira de usar poderosos servidores baseados em nuvem, criar ambientes de desenvolvimento limpos e reproduzíveis e evitar o pesadelo de perder um notebook cheio de códigos-fonte importantes.
Ambientes de desenvolvimento em nuvem do JetBrains Space
Também temos o prazer de anunciar que o JetBrains Space, nossa plataforma unificada para todo o pipeline de desenvolvimento de software, oferece excelente suporte de orquestração para ambientes de desenvolvimento remotos. O Space agora oferece a capacidade de criar um ambiente de desenvolvimento para qualquer repositório em um projeto.
Você pode escolher o tamanho da máquina que deseja colocar em funcionamento e, opcionalmente, fornecer um Dockerfile para criar a imagem. Você também pode usar o Space Automation para preparar antecipadamente o ambiente de desenvolvimento, baixando dependências, construindo o projeto e rodando os índices. Este snapshot pré-construído é então salvo e fica disponível para a equipe iniciar, copiar e compartilhar.
O Space irá colocar um ambiente de desenvolvimento em funcionamento na hora que você precisar, e você pode alternar entre branches simplesmente lançando um novo snapshot. Ao terminar a tarefa, você pode simplesmente excluí-la. Se você estiver no meio de uma tarefa e precisar parar, o Space hibernará automaticamente a área de trabalho depois de 30 minutos de inatividade.
Você pode ler mais na página do Space.
IDEs suportados e licenciamento
O desenvolvimento remoto é incluído como parte de uma assinatura paga existente. Ele é integrado na plataforma IntelliJ que alimenta os IDEs da JetBrains. O JetBrains Gateway é fornecido com o IntelliJ IDEA Ultimate, o PyCharm Professional, o GoLand, o PhpStorm e o RubyMine. Você também pode usá-lo através da aplicação standalone JetBrains Gateway com o CLion e WebStorm. Planejamos adicionar suporte para mais IDEs em versões futuras.
Você pode baixar a versão 2021.3 de seu IDE baseado em IntelliJ favorito (disponível esta semana!) Ou experimentar a aplicação standalone JetBrains Gateway para começar a usar o desenvolvimento remoto.
Dê uma olhada na documentação e conte-nos sobre sua experiência! E não deixe de ler mais sobre os ambientes de desenvolvimento do Space.
Uma última coisa
Estamos muito entusiasmados em trazer desenvolvimento remoto para os IDEs da JetBrains. E não nos referimos apenas aos IDEs baseados no IntelliJ, como IntelliJ IDEA, PyCharm e GoLand.
Hoje, também estamos anunciando o Fleet – nosso novo IDE criado do zero usando o conhecimento e a tecnologia que construímos nos últimos 20 anos. Leia mais no post do blog que faz o anúncio do Fleet e inscreva-se para participar do programa de acesso antecipado Fleet Explorers.
Artigo original em inglês por:
Powered by WPeMatico