O lançamento mais recente do IntelliJ IDEA, versão 2021.1, vem com o plugin Kotlin melhorado. Desfrute de uma experiência de desenvolvedor melhorada com complementação e realce de código mais rápidos, altere assinaturas com melhor suporte do IDE, usufrua de uma melhor experiência de depuração para computar propriedades e muito mais.
Isto é o que você obtém ao instalar o novo plug-in:
- Complementação e realce de código mais rápidos
- Avaliação de getters personalizados diretamente na view Variables
- Refatoração Change Signature com melhor suporte do IDE
- Complementação de código para argumentos de tipo
- Diagramas de classe para seu código Kotlin
- Outras melhorias do IDE
Faça uma atualização automática para este novo lançamento
No IntelliJ IDEA você tem a opção de atualizar automaticamente para a nova versão assim que ela for lançada.
Se você ainda não for um usuário IntelliJ IDEA, você pode baixar a versão mais recente que ela já vem com a última versão do plugin Kotlin.
Mais velocidade na complementação e realce de código
Às vezes, escrever código pode não ser tão divertido quanto poderia, especialmente se você precisar esperar que o IDE destaque seu código ou ajude na complementação. Nosso objetivo é fazer com que o realce e a complementação do código funcionem de forma impecável para você.
O novo plugin Kotlin melhora significativamente o desempenho para realce e complementação de código Kotlin.
Com base nos nossos testes, a velocidade do realce melhorou em cerca de 25% e a complementação de código ficou pelo menos 50% mais rápida, o que a deixa bem perto do nível de desempenho oferecido para Java.
Realce de código Kotlin no novo plugin
Aqui você pode ver uma comparação da velocidade do realce de código Kotlin entre o plugin Kotlin anterior, versão 2020.3, e o novo, versão 2021.1. Os resultados são baseados nos nossos testes de benchmark que medem o tempo de realce do código em arquivos Kotlin complexos.
Complementação de código Kotlin no novo plugin
E aqui está uma comparação do desempenho da complementação de código Kotlin entre a versão 2020.3 e a versão 2021.1. Os resultados são baseados nos nossos testes de benchmark que medem o tempo da complementação de código em arquivos Kotlin complexos.
Change signature com melhor suporte do IDE
Se você já usou a refatoração Change Signature em versões anteriores do plugin Kotlin, pode ter encontrado problemas e algumas limitações, assim como falta de visibilidade em relação ao que deu errado naqueles casos.
Atualize para o novo plugin Kotlin para colher os benefícios de mais de 40 correções de bugs e melhorias na refatoração Change Signature.
Eis aqui algumas das melhorias mais importantes:
- Detecção de mais situações em que o código resultante pode ser quebrado.
- Correções na refatoração de herança, incluindo refatoração entre linguagens.
- Melhor UX para processamento de propriedades.
- Maneira alternativa de declarar o valor do parâmetro default.
- Processamento correto de crases.
Avaliação de getters personalizados diretamente na view Variables
Com base na nossa pesquisa, a experiência de depuração para o Kotlin requer melhorias significativas para entregar uma melhor experiência ao desenvolvedor. Nós já temos uma série de planos em andamento para alcançar esse objetivo.
Este lançamento traz uma pequena, mas importante melhoria para computar propriedades na view Variables.
Antes, durante uma sessão de depuração, você só podia ver as propriedades que não tinham um getter personalizado e aquelas com um campo de apoio. As propriedades com um getter personalizado não apareciam porque elas são representadas como métodos comuns na JVM. Na versão 2021.1 do plug-in Kotlin, você pode ver todas essas propriedades e computar seus valores sob demanda ao clicar em get()
próximo ao nome da propriedade.
Por exemplo, ao depurar o código a seguir, você pode executar o método get()
para ver o valor versionString
:
class LanguageVersion(val major: Int, val minor: Int) { val isStable: Boolean get() = major <= 1 && minor <= 4 val isExperimental: Boolean get() = !isStable val versionString: String get() = "$major.$minor" override fun toString() = versionString } fun main() { val version = LanguageVersion(1, 4) }
Na janela Debug, você poderá ver os valores das propriedades:
Ficaríamos muito gratos se você pudesse experimentar este recurso e deixar seus comentários neste ticket ou na seção de comentários desta postagem.
Use complementação de código para argumentos de tipo
O novo plugin Kotlin agora pode complementar o código para argumentos de tipo. Antes, você precisava escrever este código manualmente sem o benefício dos recursos de assistência do IDE.
Agora, a complementação de código sugere funções e propriedades depois das funções genéricas e restaura argumentos de tipo onde necessário. Quando você seleciona uma função dessas da lista, o IDE acrescenta o argumento de tipo correto no código anterior.
No exemplo a seguir, o IDE adiciona automaticamente o tipo <String>()
:
Depois que você aplica a sugestão do IDE, você obtém o seguinte código:
fun typeArgumentsAtCodeCompletion() { // Function definition from stdlib: // public fun <T> emptyList(): List<T> val listA: List<String> = emptyList() // T is inferred from the context (explicit variable type) val listB: List<String> = emptyList<String>().reversed() // type argument for emptyList() is required to evaluate expression type }
Revise a estrutura do seu código Kotlin com diagramas de classe
Com o novo lançamento, você poderá revisar a estrutura de seu código Kotlin através de diagramas de classe UML. Para construir um diagrama, selecione Diagrams | Show Diagram… | Kotlin Classes em Project View.
Aproveite os benefícios das outras melhorias do IDE
Como o plug-in Kotlin e a plataforma IntelliJ foram transferidos para a mesma base de código e agora são distribuídos simultaneamente, sua experiência Kotlin foi melhorada e agora você também terá condições de fazer o seguinte:
- Use o profiler de memória básico que foi anunciado no lançamento do IntelliJ IDEA 2020.3 através da execução do Gradle.
- Receba avisos sobre chamadas de bloqueio de thread inadequadas em coroutines.
- Evite problemas de injeção de linguagem ao usar aspas triplas ou concatenar strings.
Veja também
- O que há de novo no plugin Kotlin 2021.1
- O que há de novo no IntelliJ IDEA 2021.1 – docs e vídeo.
Powered by WPeMatico