Com o surgimento do Python como a linguagem mais amplamente usada para a ciência de dados, era natural que o PyCharm da JetBrains fosse em algum momento equipado com recursos para a ciência de dados. Com base no feedback que nossa equipe recebeu ano passado, temos trabalhado para melhorar significativamente o suporte do PyCharm para a ciência de dados. Durante esse processo, ficou evidente que cientistas de dados e desenvolvedores de software têm diferentes fluxos de trabalho e expectativas de suas ferramentas.
Como resultado desse processo, decidimos que a melhor estratégia seria usar o mecanismo da IDE do PyCharm como fundação para um novo IDE focado exclusivamente na ciência de dados. Hoje estamos felizes em compartilhar com você alguns detalhes sobre este novo IDE e também convidá-lo a participar do seu EAP.
O nome de trabalho do IDE é JetBrains DataSpell (o nome final poderá mudar quando o produto for lançado). O JetBrains DataSpell oferece um ambiente de desenvolvimento produtivo para profissionais da ciência de dados que estão ativamente envolvidos na análise exploratória de dados e prototipagem de modelos de machine learning.
Para se inscrever no EAP, por favor submeta o formulário disponível na página oficial. Por favor, leve em conta que o envio dos convites será gradual e não será feito para todos de uma vez. Mas não se preocupe. Depois de se inscrever, você receberá um convite em sua caixa de entrada mais cedo ou mais tarde.
O JetBrains DataSpell irá oferecer suporte nativo para notebooks Jupyter:
- A experiência do Jupyter Notebook será uma versão aprimorada da versão Web do Jupyter. Os resultados são mostrados abaixo das células. A aparência visual dos notebooks será semelhante à dos notebooks Jupyter tradicionais baseados na web. O IDE será capaz de alternar entre o modo Command e o modo Editor para facilitar a manipulação das células e seu conteúdo. As melhorias incluem assistência de codificação inteligente para Python, índice de conteúdo pronto para uso, tracebacks dobráveis e tabelas interativas, dentre outras.
- Os resultados das células irão suportar Markdown e JavaScript (por exemplo, Plotly, Bokeh, IPyWidgets, etc.).
- O IDE oferecerá suporte a notebooks Jupyter locais, assim como servidores remotos Jupyter, JupyterHub e JupyterLab.
O JetBrains DataSpell oferecerá suporte total a scripts Python, oferecendo um REPL científico para a execução de código, assim como muitas ferramentas adicionais para o trabalho com dados e visualização de dados (estáticos e interativos).
Embora Python seja o principal foco de curto prazo para o JetBrains DataSpell, ele irá suportar a linguagem R e, posteriormente, outras linguagens usadas na ciência de dados. O suporte básico à linguagem R já faz parte do pacote, embora ainda seja limitado.
Atualmente, o JetBrains DataSpell ainda passa por intenso desenvolvimento. As primeiras versões EAP que você poderá usar como parte do programa EAP terão algumas limitações:
- O suporte a notebooks remotos está categorizado como “Recursos experimentais”. Isso significa que, por default, o suporte deste recurso estará desativado e precisará ser ativado explicitamente pelo usuário nas Configurações. A experiência do usuário em notebooks remotos será retrabalhada significativamente antes do lançamento público.
- O suporte aos resultados JavaScript poderá apresentar algumas falhas (por exemplo, a rolagem às vezes não funciona perfeitamente), mas isto será melhorado nas versões futuras.
FAQ
P: Por que criar um novo IDE quando já existe o PyCharm Professional Edition?
Com os produtos JetBrains, sempre tentamos oferecer uma ótima experiência ao usuário e não apenas funcionalidades.
A interface do JetBrains DataSpell tem como foco não apenas o código, mas também os dados. Funcionalidades relacionadas ao trabalho com dados serão priorizadas. Isto é refletido no layout das janelas de ferramentas, no menu principal, nas ações, etc.
O JetBrains DataSpell vai tratar a base de código mais como um espaço de trabalho do que como um projeto. Dentro desse espaço de trabalho, o usuário poderá alternar entre tarefas e reutilizar notebooks da mesma forma que reutiliza ambientes configurados.
No geral, esperamos que o DataSpell seja um ambiente mais prático e mais eficiente para trabalhar com dados.
Para poder proporcionar a melhor experiência possível, gostaríamos de oferecer aos usuários possibilidades de escolha sobre seu ambiente com base na maneira como eles usam nossas ferramentas.
P: Quando é que a nova funcionalidade estará implementada no PyCharm Professional Edition?
Assim que o JetBrains DataSpell for lançado oficialmente, embora ainda não exista uma data específica.
P: Como decidir o produto ideal a ser usado: JetBrains DataSpell ou PyCharm Professional Edition?
Se você estiver envolvido com ciência de dados e desenvolvimento, recomendamos que use o PyCharm Professional Edition. Se você está mais envolvido com ciência de dados do que com o desenvolvimento, recomendamos o JetBrains DataSpell.
P: Essa nova funcionalidade de ciência de dados estará disponível no PyCharm Community Edition?
Não. Não há planos de incluí-la na Community Edition.
P: O JetBrains DataSpell oferecerá suporte a outras linguagens além do Python? E quanto a R, Julia e outras linguagens?
Um dos objetivos do JetBrains DataSpell é fornecer uma plataforma de ciência de dados multilinguagens. Como o Python é a linguagem mais popular usada em ciência de dados, decidimos focar nela em primeiro lugar. Assim que o suporte a Python estiver suficientemente estável, também investigaremos outras linguagens, uma de cada vez, por exemplo, primeiro R, depois Julia, e depois outras. Mas o suporte básico para a linguagem R já está disponível.
P: O JetBrains DataSpell vai incluir integração com banco de dados?
Sim.
P: O JetBrains DataSpell vai conter recursos para desenvolvimento web?
Não. O PyCharm Professional Edition é a melhor alternativa para o desenvolvimento web combinado com ciência de dados.
P: O JetBrains DataSpell será um produto gratuito ou pago? Quanto vai custar?
Nós decidimos que o DataSpell será um produto pago com preço semelhante a outros IDEs baseados no JetBrains IntelliJ (como o DataGrip, o PyCharm Professional Edition, etc.).
P: Por que o EAP é privado e por que ele exige registro? Você vai me enviar spam?
Não enviaremos spam para você. O e-mail que você usar para se cadastrar só será usado para enviar o convite final para experimentar o produto quando tivermos a certeza que ele é adequado para seu caso de uso.
No formulário de inscrição, perguntamos sobre seu caso de uso, se você tem experiência anterior com PyCharm, se você trabalha com notebooks locais ou remotos, com que frequência usa notebooks Jupyter e assim por diante. Nós podemos entrar em contato com você posteriormente para pedir seu feedback.
Você está convidado a fazer perguntas e, por favor, fique à vontade para espalhar a notícia!
A equipe da JetBrains
Powered by WPeMatico