$rfc = [ $versao => '0.3', $rascunho => new DateTime('2016-03-01'), $rfc => new DateTime('2016-03-03'), $fim_votacao => new DateTime('2016-03-10'), $autor => 'Bruno Ricardo Siqueira @brunoric', $status => 'Reprovada', ];
Introdução
O presente RFC busca contextualizar e resolver questões relativas ao procedimento de inclusão de novos membros. Após apresentada sua motivação (contextualização), apresentam-se as implicações do mesmo e suas diretrizes. Por fim seu escopo é delimitado e explicita-se a decisão a ser tomada mediante voto dos internals.
Motivação
“A comunidade somos todos nós” – @rogeriopradoj @Pauloelr
No que tange a adição de novos membros ao grupo de internals do PHPSP, fechar o este processo tornando-o totalmente privado ou criar um processo de votação altamente formalizado pode dificultar a entrada de novos membros. Isso cria uma sensação de diferenciação entre membros de uma mesma comunidade que, em diferentes visões, pode ser benéfica ou nem tanto.
Por um lado existem membros do grupo com a preocupação de que RFCs públicos e facilidade demasiada na entrada de membros votantes pode trazer instabilidade ao internals bem como exposição desnecessária ou até mesmo arriscada.
Há ainda a visão que RFCs fechados e burocracia demais na entrada de novos membros possa criar uma sensação de dificuldade para fazer parte das decisões. Corre-se ainda o risco de que um ambiente de suposta meritocracia possa, ao invés de separar membros engajados de membros menos ativos, levar à uma situação de egos inflados e disputas que mais dividem a comunidade do que agregam.
Para evitar confusões, não há afirmação de quem está no internals não pode ajudar. A preocupação é apenas que, tendo em vista todas a formalizações recentes que o grupo vem implementando, continuemos transparentes e inclusivos, agrupando comunidades menos expressivas, fomentando o interior e evitando ao máximo que poucos tomem decisões que possam atingir muitos.
Implicações
Este RFC se propõe a oficializar o processo de inclusão de novos membros ao grupo de organizadores do PHPSP (aka internals) seguindo as seguintes diretrizes:
1) CONVITE/INDICAÇÃO
Um novo membro pode ser convidado a fazer parte dos internals por membros existentes (patrocinadores). Antes do convite ser de fato efetuado, deverá ser criado um RFC privado para tal finalidade, em que serão expostas as razões para o convite. Feitas as devidas discussões e a respectiva votação do mesmo, o novo membro poderá ser oficialmente convidado caso sua indicação alcance 50% + 1 dos votos. Em caso de convite aceito, o(s) avalista(s) do novo membro será(ão) responsável(eis) para incluí-lo nos devidos meios de comunicação e liberar os cabíveis acessos às ferramentas retristas aos internals (Github, conta de email, canais privados no Slack, ou apenas o que for cabível para o novo membro) e também de emitir nota oficial da inclusão do novo membro (template a ser discutido pelo grupo).
2) SOLICITAÇÃO
Qualquer pessoa pode solicitar participar do grupo de internals do PHPSP. Para efetuar a solicitação o pleiteante deve enviar um email para [email protected] ou se utilizar de formulário para este fim a ser incluído no site. Um internal deverá avalizar a candidatura do pleiteante e caso nenhum membro atual se disponha a fazê-lo em até 7 dias após a solicitação, esta estará automaticamente negada. O avalista deverá criar um RFC privado para discussão e votação da inclusão do membro. A solicitação será aceita caso obtenha 50% + 1 dos votos. O(s) avalista(s) do novo membro será(ão) responsável(eis) para incluí-lo nos devidos meios de comunicação e liberar os cabíveis acessos às ferramentas retristas aos internals (Github, conta de email, canais privados no Slack, ou apenas o que for cabível para o novo membro) e também de emitir nota oficial da inclusão do novo membro (template a ser discutido pelo grupo).
3) INCORPORAÇÃO DE NOVAS SUBSEDES
Sabemos que um novo grupo de usuários PHP pode surgir a qualquer momento no estado de São Paulo. A inclusão de uma nova sub-comunidade demanda inclusão de membros nos internals. Doutra maneira não há sentido de se incluir uma sub-sede que não se faz representada nos internals pois não há a devida proximidade (de ideias não e ações, não proximidade geográfica) que se espera da sub-comunidade para que esta de fato faça parte do PHPSP. A solicitação de inclusão de subsede deverá ser feita via RFC público, com discussão e votação abertas. A aprovação da incorporação estará condicionada a aprovação de 3/4 dos votos por mexer na estrutura da comunidade PHPSP. Um membro da sub-comunidade será automaticamente adicionado aos internals e seu nome deverá estar informado na RFC de solicitação de inclusão de subcomunidade. Demais membros organizadores da sub-comunidade incluída (nova subsede do PHPSP) que desejem fazer parte dos internals deverão passar pelo processo formal de inclusão de membro (RFC + votação), solicitando inclusão ou sendo convidado por membros atuais.
4) ORGANIZADORES DAS SUBSEDES
Cada subsede poderá possuir membros organizadores de suas atividades sem que estes façam necessariamente parte dos internals. Caso se veja a necessidade de inclusão de algum organizador de subsede no grupo de internals, este deverá passar pelo processo de inclusão formal de membro (RFC + votação), solicitando inclusão ou sendo convidado por membros atuais.
Escopo
– Não faz parte do escopo deste RFC definir processos de exclusão de membros;
– Este RFC não prevê outros tipos de inclusão de novos membros senão os citados nas diretrizes e novos tipos de inclusão caso surjam deverão ser previamente aprovados via RFC;
– Este RFC não prevê diferenciação entre internals em subgrupos mas não impede que estes sejam criados;
– Não são parte do escopo deste RFC definir quais acessos às ferramentas um novo usuário terá;
Decisão
Aprovar as diretrizes de inclusão de novos membros propostas no presente RFC bem como a visibilidade descrita em suas proposições.
Powered by WPeMatico