A versão 5.2 do Laravel saiu, com features muito aguardadas por sua comunidade.
Laravel é um framework com evolução constante. Seus releases são feitos de 6 em 6 meses, então aguarde um Laravel 5.3 e 5.4 ainda esse ano…
Essa evolução é muito boa para o framework, porém não são todos os usuários e projetos que estão prontos para ela.
Antes da versão 5.2 saiu a novidade realmente mais aguardada, a versão LTS do framework. Laravel 5.1 é a primeira versão LTS do framework, com suporte de 2 anos para bugs e 3 anos para updates de segurança. Enquanto isso as versões não LTS terão suporte de apenas 6 meses para bugs e 1 ano para updates de segurança. https://laravel-news.com/2016/01/laravel-release-process/
Suporte é algo decisivo quando está se escolhendo uma ferramenta. Já ouvi muitas pessoas alegando escolher outros frameworks e até linguagens dizendo que teriam suporte por parte da empresa/desenvolvedor.
Apesar de muitas empresas ou pessoas que alegam isso nunca terem pedido suporte em nenhuma ocasião, produtos ou ferramentas LTS possuem um ecossistema e documentação mais rico e detalhado.
O Laravel 5.2 não foge à essa regra. Apesar de ter saído oficialmente, a documentação e ecossistema por trás dele ainda não está no mesmo nível que a L5.1
Então, caso você não esteja habituado ao Laravel dê preferencia a versão 5.1, pois você terá mais suporte, e o conteúdo disponível te ajudará mais. Considere também se você realmente precisa das novas features do Laravel 5.2 e se os pacotes de terceiros que você espera usar, possuem compatibilidade com ele.
Não me entenda errado, o Laravel 5.2 não é instável, nem implementa coisas que vão quebrar a compatibilidade. Somos nós que ainda não estamos prontos.
Estás são as principais novas features do Laravel 5.2 (até o momento…)
- Multi-Auth nativo
[https://mattstauffer.co/blog/multiple-authentication-guard-drivers-including-api-in-laravel-5-2] - Array Validation
[https://laravel.com/docs/5.2/validation#validating-arrays] - Implicit route model binding
[https://laravel.com/docs/5.2/routing#route-model-binding]
Algo que não enumerei é o melhor suporte a desenvolvimento de APIs. Quem trabalha com APIs sabe que session, cookies e afins devem ser desabilitados. Por padrão o Laravel 5.2 não ativa mais essas coisas. Devido a isso, muitas pessoas desavisadas ou que seguem tutoriais para L5.1 estão tendo problemas com auth e session. Se você esta usando Laravel 5.2 lembre-se de colocar o middleware web em todas as suas rotas.
Com essas informações em mente acredito que será mais fácil decidir qual versão do Laravel usar. E sempre em caso de dúvidas você pode entrar no slack da nossa comunidade e tirar suas dúvidas. [convites]
Powered by WPeMatico