Bem vindos ao primeiro dia do Magento Imagine Commerce 2015.
Este primeiro dia foi bastante voltado para o Magento 2, com palestras sobre a versão nova, migrando temas e módulos da versão 1 para versão 2, mais detalhes sobre o Framework e performance e escalibilidade.
De todas as palestras, somente a de performance e escalibilidade foi a que fiquei por inteiro e que prendeu mais a atenção do público. Para migrações foi uma empresa que ensinou somente como seu time deve trabalhar, mas nada técnico. Já a de Framework foi a mesma apresentação do Imagine 2014. O presidente da eBay Enterprise também falou sobre os rumores da venda do Magento e separação do eBay Enterprise. Ele disse que não pode falar muito, mas que ele acredita muito no Open Source e esse é o futuro (o que pareceu ser uma negativa da venda do Magento), mas logo após falou que será necessário essa separação em alguma hora do eBay Enterprise (o que pode ser por vários fatores, não somente venda).
Como a parte mais interessante foi de performance, irei colocar aqui alguns detalhes que foram comparados entre o Magento 1 (M1) e Magento 2 (M2). Segue alguns dados:
- M2 é 25% mais rápido que M1.
- 15% no catálogo.
- 45% ao adicionar produto ao carrinho.
- O tempo de checkout é parecido para clientes registrados e pouco menor para clientes visitantes.
- De todos os seis processos durante o checkout, somente o de finalizar a compra é o que houve um aumento considerável para visitantes.
- Para clientes registrados, além do passo de finalizar a conta, o login ficou mais demorado.
- Performance Server-Side
- Melhor compilação.
- Performance do Layout.
- Suporte Varnish 4.
- Compatível com HHVM 3.6.
- Catálogo muito mais rápido comparando o código do M2 de Agosto de 2014 e Abril de 2015.
- Performance Client-Side
- Notas altas no WebPageTest, Yslow e PageSpeed.
- Melhor compressão de imagem.
- Minificação de HTML/CSS/JS.
- Escalabilidade
- Hoje o Magento conta com quatro partes: Catálogo, Checkout, Sistema de Manutenção de Produtos, Sistema de Manutenção de pedidos.
- Com o novo Magento Enterprise será possível separar cada parte com um banco de dados, algo não possível no M1.
imagine5
- Benchmark
- Com o M1 é possível ter 500 mil views por hora e 42 mil pedidos por hora.
- Com o M2 é possível ter 10 milhões de views por hora e 90 mil pedidos por hora.
- Configuração:
Como podemos ver nas imagens, o Magento está mais rápido e consegue entregar o conteúdo mais rápido, além de incluir duas novas ferramentas fantásticas na versão Enterprise que irá ajudas bastante para escalar quando necessário. Não se falou como será a licença, mas há rumores de uma nova forma de pagamento por hora utilizada no Cloud, que é algo que o Magento está focando bastante.
Depois do evento teve um cocktail para as pessoas se conhecerem, mas como normalmente tem mais vendedor nesse evento, decidi aventurar a Strip.
O dia acaba de começar aqui e em breve estarei andando em algumas sessões, fique atento para o novo post.
Abraços!
Powered by WPeMatico