Vedovelli

Meu primeiro MVP (minimum viable product)

Ontem lancei um site de aulas. Vedcasts.com.br. Eu usei meus finais de semana para gravar as 18 aulas da primeira série e me vi sem tempo para desenvolver o site que funcionaria como índice das aulas, permitindo que fossem assistidas, compartilhadas, “bookmarkadas” e comentadas.

Então me veio um pensamento do senso comum: “- o ótimo é inimigo do bom…”.

Foi então que decidi usar meus conhecimentos e agilidade para desenvolver algo rápido e pequeno, porém, bem feito. E assim, em menos de 10 horas de trabalho, coloquei no ar o site que você pode visitar em vedcasts.com.br.

Trata-se do meu primeiro MVP. O conceito de Minimum Viable Product (mínimo produto viável) é desenvolver algo que possa rapidamente ir para o mercado para que sua resposta seja avaliada, para então se decidir qual rumo tomar.

Que fique claro: já desenvolvi MVPs antes, mas nunca algo para mim, em que todas as decisões fossem exclusivamente minhas. E tem sido uma experiência gratificante.

O site foi ao ar com um visual “lambido” provido por um template pronto e gratuito, baseado no Bootstrap (www.getbootstrap.com). Nenhuma funcionalidade supérflua foi implementada e o que se pode destacar é: 1. login através de mídias sociais (Facebook, Google e Twitter), que foi implementado com Laravel Socialite e 2. sistema de comentários, provido pelo Disqus (www.disqus.com). O site, apesar de ter suas informações armazenadas no MySQL, sequer tem área de administração. Fui tão espartano que adicionei as infos diretamente no DB.

Mas o interessante vem agora: baseado no movimento do dia do lançamento, feedback e ajuda dos usuários e um pouco de análise crítica de minha parte, já consegui melhorar bastante o produto. E todos os dias separo alguns minutos do meu tempo para melhorar pequenas coisas.

Sem susto, sem atropelo, sem cansaço e sem grande expectativa.

Se todos os clientes tivessem sangue frio para fazer algo nestes moldes, as chances de sucesso ou de economia de dinheiro seriam muito maiores!

Algo a se pensar…

Forte abraço,

Ved

Powered by WPeMatico